Associação dos Amigos Criadores de Pássaros de Itaperuna - AACPI

Regulamentos

Regulamento




REGULAMENTO

 

Regulamento em sua totalidade ficará disponível no painel de informações e também em nossa página no site www.centraldosresultados.com.br, na seção regulamento, mas caso deseje adquirir é só pedir na mesa de inscrição, ou informando seu E-mail que também enviaremos.

 

- MODALIDADES:

 

  Trinca-ferro:

  Coleiro:              

 

- HORÁRIO DE FECHAMENTO DA RODA:

 

  Domingo: 08h30

  Quarta e Sábado: 9:00h

 

   FICHAS DE INSCRIÇÕES:

 

   Serão vendidas até 10 minutos antes

  

- VALOR DA CARTELA:

 

R$ 11,00 (DEZ REAIS) PARA SÓCIO

R$ 16,00 (QUINZE REAIS) NÃO SÓCIO

 

- DEMARCAÇÃO DE RECINTO:

 

Todo expositor, terá que respeitar a área demarcada pelos organizadores (AACPI). Exigência do IBAMA, pois dentro da área demarcada só poderá ter Pássaro na Roda de competição.

 

Obs.: No nosso caso, (AABB) será marcado no portão de entrada.  Grade da rua.  Dalí para dentro só pássaro documentado, ou seja, portando relação (SISPASS) e guia de Transporte.

 

Os Pássaros presente no evento, deverão estar acompanhados do criador registrado e obrigatoriamente constar na relação atualizada do SISPASS.

 

- DA INSCRIÇÃO:

 

Só serão feitas mediante apresentação da relação de passeriformes atualizadas, mais a licença de Transporte emitida pelo SISPASS, ou nota fiscal, caso a origem do pássaro seja de criador comercial.

 

- PREENCHIMENTO DAS FICHAS – Deverá ser de forma legível. Não estando legível, será passivo de desclassificação.

 

 

- PÁSSARO DE TERCEIRO:

 

O expositor para inscrever um pássaro que não seja de sua propriedade, deverá apresentar além da relação (SISPASS) a guia de transporte em seu nome, e mais declaração do proprietário, justificando sua ausência no evento.

 

- DAS PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO NAS GAIOLAS:

 

São expressamente proibidas, gaiolas sem placa de identificação, inclusive das fêmeas.

 

Deverá conter: 

 

Nome do Pássaro;

Nome do proprietário, ou condutor;

Número do anel;

Número do C T F do proprietário, ou condutor;

Cidade do proprietário.

 

- RETIRAR GAIOLA DA RODA

 

Somente pelo chefe de roda, ou sua autorização. É de sua total responsabilidade, sem nenhuma obrigação de dar conhecimento ao proprietário, pois o mesmo deve estar sempre olhando seus pássaros. Tem que sair da roda se estiver nas seguintes situações: Sem fogo, piando frio, chamando fêmea, ou de asa aberta avoaçando, sem cantar, 01 (um) piado filhote ou outra situação semelhante. Toda essas situações e outras semelhantes, serão avaliadas e tratadas pelo chefe de roda somente após fechamento da roda. Pássaro ao entrar na roda só poderá ser retirado após o aquecimento.

 

- BANHEIRAS:

 

Serão permitidas, para todos os pássaros, uma por gaiola. Até a classificação

 

- BEBEDOUROS:

 

   Deverá ser transparente

 

 

- ALTURA DO COCHO:

 

Não poderá haver na gaiola nenhum objeto que bloqueia a visão dos pássaros em tamanho superior a 15 cm, e nem poderão se situar, a sua parte superior acima de 55 cm do fundo da gaiola, ficando assim, limitado a altura dos cochos, porta cochos, porta bebedouros etc. qualquer outro objeto que dificulte a visão entre os pássaros.

 

- DOS POLEIROS:

 

No mínimo de 02 e no máximo 06 (seis) contando os poleiros de cocho e / ou bebedouros que estiver na testeira da gaiola.

 

Obs: Dorminhocos são contados como poleiro.

 

- FRUTAS NAS GAIOLAS:

 

Na final, quem tirar frutas das gaiolas, não poderá deixar ao pé da estaca ou mesmo em local de visão dos demais pássaros que está competindo.

 

- TAMANHO DE GAIOLAS:

 

Nosso clube utilizará o tamanho CARIOCA. Ou seja:

 

TRINCA FERRO:

Comprimento: 43,50 a 47,50

Altura: 42,00 a 45,00

Largura: 22,00 a 23,50

 

COLEIRO:

 

Comprimento: 36,00 a 38,50

Altura: 25,50 a 27,50

Largura: 17,50 a 18,50

 

Obs: Pequenas variações, para mais ou para menos será avaliada pelo chefe de roda ou presidente do clube que poderá liberar ou não.

 

- DAS FÊMEAS:

 

O pássaro que for para o torneio com fêmeas, esta, deverá se manter uma distância de pelo menos 10m da roda. E de forma que suas gaiolas não possam ser avistadas e nem ouvidas pelos pássaros no torneio.

 

- ROUBO / ACIDENTE DE PÁSSAROS:

 

Importante notar que os organizadores (AACPI) não terão nenhuma responsabilidade nestes casos ou outros semelhantes.  Ficando os senhores expositores totalmente responsáveis pelo zelo e cuidado de suas gaiolas. Tanto pássaro na roda, como as fêmeas.

 

 

 

- DOS ANÉIS DOS PÁSSAROS:

 

Só poderão concorrer pássaros com anéis fechado e invioláveis e que não apresentem sinais de adulteração, ou bitola diferente das compatíveis com o tarso da ave, conforme exigência do IBAMA.

 

- DOS EXPOSITORES:

 

Os proprietários de pássaros inscritos, deverão ser cadastrados no IBAMA através do (SISPASS), bem como associados de Clubes e Associações que estejam na época da etapa do evento devidamente filiadas, ou filiado a Associação Ornitológica de outro Estado membro, devidamente registrada em Federação Ornitológica regularizada no IBAMA.

 

- PÁSSARO DEFICIENTE:

 

Não poderão participar pássaro cego dos dois olhos (impossibilitado de enxergar o adversário), ou outra situação, debilitados e com dificuldade de se locomover. Tais como: voar, pousar, dificuldade na fixação dos pés no poleiro. Casos semelhantes a estes e não tratado neste item, somente será aceito na roda após laudo do Veterinário do clube.

 

- DISTÂNCIA DA RODA:

 

É obrigatório sempre manter distância de no mínimo 2,0 metros, entre o público / proprietário e o círculo da roda.

 

- BANHEIRA NA FINAL:

 

Nenhum marcador deverá iniciar a marcação da final de um pássaro que tenha banheira em sua gaiola; se o proprietário não se apresentar para retirá-la, incumbir ao chefe de roda fazê-lo, colocando-a no pé da estaca.

 

- DA DISCIPLINA:

 

Todo proprietário que não se portar com educação e fineza para com os demais companheiros, poderá ainda, ter seu pássaro eliminado pela direção do torneio, devendo, cada elemento presente no ambiente do torneio, manter postura compatível com a grandeza da competição e com a presença dos competidores e visitantes.

 

- PRESSÃO SOBRE O MARCADOR:

 

O proprietário que esteja reclamando, gritando, pressionando acintosamente com o marcador, sem se dirigir aos ficais, chefe de roda, poderá ter seu pássaro eliminado da etapa. (Roda)

 

- AUTONOMIA E DECISÕES NAS RODAS DE TORNEIOS:

 

Os Chefes e Fiscais de roda, no uso de suas atribuições, que é a boa condução nas rodas de torneios, são as autoridades supremas. Portanto, suas decisões deverão ser acatadas por todos.

 

- SEMENTE / PENDÃO:

 

Não será admitida sob nenhuma hipótese a colocação nas gaiolas de sementes de capins em pendão, ou mostrá-las aos pássaros na estaca, após a colocação destes, nas estacas.  Também é proibido a exibição ou colocação de capins, cachos de painços selvagem e qualquer gramínea, sob pena de eliminação do pássaro na competição. Serão permitidos: jiló, pepino e milho.

 

- PÁSSAROS QUE NÃO ESTIVER CANTANDO:

 

Pássaro que estiver cantando pouco ou sem cantar, será avaliado pelo chefe de roda, e este, deverá dar pelo menos 05 (cinco) cantos durante os 02 (dois) minutos da contagem, e este, será eliminado da roda, caso não se alcance este limite mínimo ficará fora da competição. Essas situações, só será tratada pelo chefe de roda após o fechamento da mesma.

 

- DA PONTUAÇÃO:

 

Todos os pássaros que participarem da final pontuarão da seguinte forma:

 

Vai ser por quantidade de CANTOS (acima de 40 cantos já pontua)

 

Na marcação final, a cada 50 cânticos é obrigatório o pedido de visto ao chefe de roda.

 

- CRITÉRIO DE DESEMPATE:

  

   Será pela classificação. Permanecendo igual, será pela distância de residência do competidor. Caso seja a mesma, morar no mesmo bairro, classificará o pássaro do competidor de mais idade.

 

- OBRIGAÇÃO DE COLABORAR:

 

Todo proprietário de pássaro, ou uma pessoa por ele indicado, será obrigado a colaborar, quando solicitado pelo chefe de roda, sob pena de todos seus pássaros serem desclassificados.

 

 

 

- CUIDADOS COM PÁSSAROS NA RODA:

 

Todos os proprietários deverão estar no local do torneio atentos e proteger seus pássaros para que não sejam assustados, não deixando que ninguém aproxime das gaiolas, crianças, pessoas portando chapéus, bonés ou similares, guarda chuva, animais e outros.

 

- PESSOAS EMBRIAGADAS:

 

Fica terminantemente proibida a presença de pessoas embriagadas, mesmos sendo criadores, competidores, diretores e demais presentes, devendo o chefe de roda acionar a autoridade policial, para retirada do mesmo.

 

Fica também, proibido fumar ou ingerir bebidas alcóolicas no ambiente próximo a roda.  Pena de desclassificação dos pássaros.

 

- MUDANÇA DE NOME DE PÁSSARO:

 

Durante o decorrer do campeonato o pássaro não poderá trocar de nome.

 

- CAPAS DE GAIOLAS:

 

No recinto do torneio é proibida a entrada de gaiolas encapadas.  Portanto, deverá ser retirada na porta de entrada do recinto (AABB).

 

Extremamente proibido o pássaro chegar próximo a roda encapado.

 

- PREMIAÇÃO:

 

Serão premiados pássaros do 1º ao 10º lugar (prêmios a ser definido pela Diretoria)

 

- PÁSSAROS QUE SAIR DA RODA:

 

Não poderá permanecer no recinto do torneio.

 

- ABANDONO DE PÁSSAROS:

 

É extremamente proibido deixar o seu pássaro na roda sem um responsável e sair do recinto do torneio.

 

 

 

 

A A C P I – ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS CRIADORES DE PÁSSAROS DE ITAPERUNA

Presidente: ALIDEIDE DE OLIVEIRA SECUNHO