SOMAP – SOCIEDADE MACABUENSE DE PÁSSAROS
CNPJ. 09.283.289/0001-78
REGULAMENTO
- Temporada 2016/2017 –
Atualizado em: 24/11/2016
O Regulamento ficará disponível no balcão do bar e também em nossa página no site http://www.centraldosresultados.com.br/cadsite/clube/62, na seção regulamento, mas caso deseje adquirir é só pedir na mesa de inscrição informando seu E-mail que também enviaremos.
Caso a DIRETORIA ache necessária a mudança de algum ITEM nesse REGULAMENTO durante o campeonato, a mesma poderá ser feita.
- OBJETIVO:
Este regulamento tem como objetivo estabelecer normas, critérios e procedimentos para a realização dos torneios, proporcionando aos participantes uma forma de disputa, clara, justa, honesta e objetiva.
- AUTONOMIA E DECISÕES NAS RODAS DE TORNEIOS:
Os Chefes e Fiscais de roda, no uso de suas atribuições, que é a boa condução nas rodas de torneios, são as autoridades supremas. Portanto, suas decisões deverão ser acatadas por todos. Quem desrespeitar as decisões tomadas poderá ser PUNIDO pela Diretoria.
- DO PRESIDENTE:
No uso de suas atribuições, é a autonomia máxima na boa condução, não só dos torneios, mas em toda administração do clube. Portanto, é a palavra final em todas as decisões que por ventura não for resolvida direta no setor.
- DA DISCIPLINA:
Todo proprietário que não se portar com educação e fineza para com os demais companheiros, poderá ainda, ter seu pássaro eliminado pela direção do torneio, devendo, cada elemento presente no ambiente do torneio, manter postura compatível com a grandeza da competição e com a presença dos competidores e visitantes.
- MODALIDADES:
Trinca-ferro
Coleiro
- HORÁRIO DE FECHAMENTO DA RODA:
Domingo: 08:30h
Sábado: 08:30h
Obs.: Com tolerância de 05 (cinco) minutos em casos extremos autorizado pelo Chefe de Roda.
- DA INSCRIÇÃO:
A Inscrição terá início às 07:20h e término 08:20h.
Só serão feitas mediante apresentação da relação de passeriformes atualizadas, licença de Transporte emitida pelo SISPASS, ou nota fiscal, caso a origem do pássaro seja de criador comercial.
As cartelas de coleiro o proprietário poderá escolher.
As cartelas de trinca-ferro serão sorteadas.
O proprietário deverá preencher todos os dados da parte frontal cartela de Forma LEGÍVEL, e a parte de trás colocar o nome completo, CPF e assinar.
A inscrição de um pássaro é entendida como declaração do proprietário, conhecimento e concordância com o Regulamento da SOMAP.
- VALOR DA CARTELA:
Domingo: R$ 15,00 (QUINZE REAIS) PREÇO ÚNICO
Sábado: R$ 10,00 (DEZ REAIS) PREÇO ÚNICO
- DEMARCAÇÃO DE RECINTO:
Todo expositor, terá que respeitar a área demarcada pelos organizadores (SOMAP). Exigência do IBAMA, pois dentro da área demarcada só poderá ter Pássaro na Roda de competição.
Obs.: No nosso caso, (SOMAP) será marcado no portão de entrada. Dalí para dentro só pássaro documentado, ou seja, portando relação (SISPASS) ou guia de Transporte.
Os Pássaros presente no evento, deverão estar acompanhados do criador registrado e obrigatoriamente constar na relação atualizada do SISPASS.
- PÁSSARO DE TERCEIRO:
O expositor para inscrever um pássaro que não seja de sua propriedade, deverá apresentar além da relação (SISPASS) a guia de transporte em seu nome dentro da validade.
- DAS PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO NAS GAIOLAS:
Deverá conter:
Nome do Pássaro; O mesmo deverá estar na cartela.
Obs.: As Gaiolas não poderão ser identificadas com papel entre as paletas. Pode ser colada na parte inferior da gaiola (fora das paletas) etiqueta adesiva com a identificação.
- AQUECIMENTO
08:30h as 09:00h
- RETIRAR GAIOLA DA RODA
Somente pelo chefe de roda, ou sua autorização. É de sua total responsabilidade, sem nenhuma obrigação de dar conhecimento ao proprietário, pois o mesmo deve estar sempre olhando seus pássaros.
Tem que sair da roda se estiver nas seguintes situações: piando frio, chamando fêmea, de asa aberta avoaçando, sem cantar, piando filhote ou outra situação semelhante. Toda essas situações e outras semelhantes, serão avaliadas e tratadas pelo chefe de roda somente após fechamento da roda. Pássaro ao entrar na roda só poderá ser retirado após o aquecimento.
- DO CANTO
Coleiro: É considerado canto quando emitir pelo menos uma nota.
Trinca ferro: É considerado canto quando emitir pelo menos duas notas.
- DA MARCAÇÃO (qualquer):
Qualquer barulho como: bomba, fogos, queda de algum objeto ou coisa parecida, a marcação poderá ser interrompida e voltará de onde terminou no momento em que o chefe de roda achar conveniente.
- DA VASSOURINHA
O pássaro deverá dar pelo menor 01 (um) canto em 01 (um) minuto. Até o término o fiscal ou chefe de roda poderá verificar se o pássaro voltou a cantar, porém com um tempo de 30 (trinca) segundos.
O pássaro que tomar banho (entrar totalmente na banheira e se molhar) passará automaticamente desta faze.
- DA CLASSIFICAÇÃO:
Trinca Ferro: Será classificado se der no mínimo 40 (quarenta) cantos em 10 (dez) minutos ou tomar banho (entrar totalmente na banheira e se molhar).
Coleiro: Será classificado se der no mínimo 30 (trinta) cantos em 10 (dez) minutos ou tomar banho (entrar totalmente na banheira e se molhar).
- DA MARCAÇÃO FINAL:
Na marcação final, a cada 50 cânticos é obrigatório o pedido de visto ao chefe de roda.
O pássaro não deverá ser marcado pela mesma pessoa que marcou a classificação, exceto quando solicitado pelo Chefe de Roda.
Nenhum marcador deverá iniciar a marcação da final de um pássaro que tenha banheira em sua gaiola; se o proprietário não se apresentar para retirá-la, incumbir ao chefe de roda fazê-lo, colocando-a no pé da estaca.
- BANHEIRAS:
Serão permitidas, para todos os pássaros, uma por gaiola. Até a classificação.
- BEBEDOUROS:
Deverá ser transparente
- ALTURA DO COCHO:
Não poderá haver nas partes laterais da gaiola nenhum objeto que bloqueie a visão dos pássaros, tais como: banheira, porta cocho, cocho, bebedouro, porta bebedouro, paleta dobrada.
- DOS POLEIROS:
No mínimo de 02 e no máximo 06 (seis) contando os poleiros de cocho e / ou bebedouros que estiver na testeira da gaiola.
Obs.: Dorminhocos são contados como poleiro.
- DA COMIDA:
O cocho de comida deverá ficar próximo ao poleiro para facilitar o pássaro a comer.
Na Gaiola de trinca ferro terá que ter obrigatoriamente em seus cochos ração granulada.
- FRUTAS NAS GAIOLAS:
Não é obrigatório retirar a fruta da gaiola.
- DAS GAIOLAS:
Nosso clube utilizará o tamanho CARIOCA. Ou seja:
TRINCA FERRO:
Comprimento: 43,50 a 47,50
Altura: 42,00 a 45,00
Largura: 22,00 a 23,50
COLEIRO:
Comprimento: 36,00 a 38,50
Altura: 25,50 a 27,50
Largura: 17,50 a 18,50
Obs: Pequenas variações, para mais ou para menos será avaliada pelo chefe de roda ou presidente do clube que poderá liberar ou não.
Nas gaiolas fica proibida a entrada de tenébrio, pendão, sisal, ninho, barbante ou coisa parecida;
- DAS FÊMEAS:
O pássaro que for para o torneio com fêmeas, esta, deverá se manter uma distância de pelo menos 10m da roda. E de forma que suas gaiolas não possam ser avistadas e nem ouvidas pelos pássaros no torneio.
- ROUBO / ACIDENTE DE PÁSSAROS:
Importante notar que os organizadores (SOMAP) não terão nenhuma responsabilidade nestes casos ou outros semelhantes. Ficando os senhores expositores totalmente responsáveis pelo zelo e cuidado de suas gaiolas. Tanto pássaro na roda ou fora da mesma, como as fêmeas.
- DOS ANÉIS DOS PÁSSAROS:
Só poderão concorrer pássaros com anéis fechado e invioláveis e que não apresentem sinais de adulteração, ou bitola diferente das compatíveis com o tarso da ave, conforme exigência do IBAMA.
- DOS EXPOSITORES:
Os proprietários de pássaros inscritos, deverão ser cadastrados no IBAMA/INEA através do (SISPASS).
- PÁSSARO DEFICIENTE:
Não poderão participar pássaro cego dos dois olhos (impossibilitado de enxergar o adversário), ou outra situação, debilitados e com dificuldade de se locomover. Tais como: voar, pousar, dificuldade na fixação dos pés no poleiro. Casos semelhantes a estes e não tratado neste item, somente será aceito na roda após laudo do Veterinário do clube.
- DISTÂNCIA DA RODA:
É obrigatório sempre manter distância de no mínimo 2,0 metros, entre o público / proprietário e o círculo da roda.
- PRESSÃO SOBRE O MARCADOR:
O proprietário que esteja reclamando, gritando, pressionando acintosamente com o marcador, sem se dirigir aos ficais, chefe de roda, poderá ter seu pássaro eliminado da etapa. (Roda)
- DOS CHEFES DE RODA:
Os chefes de roda e fiscais serão escolhidos pelo Presidente e estarão com um crachá de identificação.
- PÁSSAROS QUE NÃO ESTIVER CANTANDO:
Pássaro que estiver cantando pouco ou sem cantar, será avaliado pelo chefe de roda, e este, deverá dar pelo menos 05 (cinco) cantos durante os 02 (dois) minutos da contagem, e este, será eliminado da roda, caso não se alcance este limite mínimo ficará fora da competição. Essas situações, só será tratada pelo chefe de roda após o fechamento da mesma.
- DA PONTUAÇÃO:
Por se tratar de torneio de Canto/Fibra, todo pássaro para marcar ponto, deverá permanecer na roda até o último pássaro ser marcado. Se por algum motivo, tiver que sair, mesmo que já tenha sido marcado, não será elegível para pontuação final;
Todos os pássaros que participarem da final pontuarão da seguinte forma:
Vai ser por quantidade de CANTOS, e vai pontuar os 15 que derem 40 ou mais cantos.
- CRITÉRIO DE DESEMPATE:
Será pela classificação. Permanecendo igual, será pela distância de residência do competidor. Caso seja a mesma, morar no mesmo bairro, classificará o pássaro do competidor de mais idade.
- OBRIGAÇÃO DE COLABORAR:
Todo proprietário de pássaro, ou uma pessoa por ele indicado, será obrigado a colaborar, quando solicitado pelo chefe de roda, sob pena de todos seus pássaros serem desclassificados.
- CUIDADOS COM PÁSSAROS NA RODA:
Todos os proprietários deverão estar no local do torneio atentos e proteger seus pássaros para que não sejam assustados, não deixando que ninguém aproxime das gaiolas, crianças, pessoas portando chapéus, bonés ou similares, guarda chuva, animais e outros.
- MUDANÇA DE NOME DE PÁSSARO:
Durante o decorrer do campeonato o pássaro não poderá trocar de nome. Caso seja exigido pelo atual proprietário ou novo proprietário, não terá direito a transferência de pontos e cânticos já acumulados. Visto que, cânticos e pontos é do pássaro e não do proprietário.
- PREMIAÇÃO:
Temporada Oficial: Serão premiados pássaros do 1º ao 15º lugar (prêmios a ser definido pela Diretoria).
Temporada Extraoficial: a premiação será definida pela Diretoria.
- PÁSSAROS QUE SAIR DA RODA:
Não poderá permanecer no recinto do torneio e não poderá ser retornada para roda, a não ser que seja autorizado pelo PRESIDENTE.
- ABANDONO DE PÁSSAROS:
É extremamente proibido deixar o seu pássaro na roda sem um responsável e sair do recinto do torneio. Chegando o momento da marcação, se não estiver presente, o proprietário ou um responsável por ele indicado, o pássaro poderá será desclassificado.
- DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO NA INTERNET:
O resultado poderá ser publicado na internet até 48 horas após o término do torneio, podendo este prazo ser prolongado caso ocorra algum imprevisto.
SOMAP – SOCIEDADE MACABUENSE DE PÁSSAROS
Presidente: PAULO CÉSAR MACEDO