Notícias

Entrevista de Nick Mozer com o Criatório Trincas da Garoa de SP

Entrevista compartilhada pelo amigo Nick Mozer

Em 31/05/2013 às 00h45

Versão para impressão
Enviar por e-mail

Bem amigos, tive a honra e a satisfação de entrevistar os amigos do criatório "Trincas da Garoa" o criatório fica situado em Santana de Parnaíba/SP, e é administrado por três sócios são eles: Fernando (Gordinho), Fabinho e Dennys.

Boa leitura.

Nick: QUANDO SURGIU A IDEIA DO CRIATÓRIO?
CTG: Foi quando Eu (Fernando) comecei a acompanhar e conhecer as rodas (modalidade fibra) de trinca ferro. Isto no ano de 2008, pois até então eu só gostava de pássaros (trinca ferro) de canto. Então comecei a me encantar por aqueles bichos ali com tamanha fibra e vontade de cantar, mesmo depois de 3 a 4 horas cantando e querendo "agredir" seus adversários. Ai pensei comigo a maneira que teria de ter pássaros de fibra para poder começar a competir com os demais. Posteriormente conheci o Dennys e o Fabinho, dai tive a ideia de convida-los para fazermos o criatório, eles aceitaram e hoje somos o criatório "trincas da garoa".

Nick: HOJE QUAIS TRINCAS SÃO OS GALADORES DO CRIATÓRIO?
CTG: Estrela de Fogo: genética (Japeri x Labareda).
Atrevido: genética (Absurdo x Sanfona).
Pirata: genética (Fantástico x Juma).

E também temos os galadores q galam ao fim da temporada dos torneios que são:
Fantástico.
Cerol.
Mistério.

E este ano ao fim da temporada dos torneios iremos introduzir também o trinca-ferro:
Bolt.

Nick: QUAIS AS MAIORES DIFICULDADE EM REPRODUZIR O TRINCA EM AMBIENTE DOMESTICO?
CTG: As maiores dificuldades que achamos como sempre em tudo é o começo da criação, pois são as adaptações das fêmeas e machos um com os outros e a imunização dos pássaros.

Nick: O QUE É VASSOURA DE FOGO?
CTG: Chamamos de vassoura de fogo uma espécie de maçarico, que usamos para a higienização das gaiolas, grades e poleiros.

Nick: O QUE UM TRINCA FERRO RAÇADOR?
CTG: Um trinca raçador é um pássaro que transmiti aos seus filhotes as suas características. Ex: fibra, velocidade, resistência etc...

Nick: O QUE É UM FILHOTE VICIADO?
CTG: Para nós um filhote viciado é aquele filhote que vê você como se fosse da mesma espécie que ele. Isso acontece muito com filhotes q são criados sem a mãe com a alimentação feita por nós (humanos) com a famosa seringa ou palito.

Nick: QUAL A ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES E DOS ADULTOS?
CTG:  A alimentação básica de nossos pássaros são com ração peletizada (nutrópica trinca ferro natural e gorjeio), mineral (farinha de osso, osso de baleia, grite) como queiram frutas, legumes e verduras.

a: No período de muda:
Ração, mineral e frutas, legumes e verduras duas vezes por semana.

b: Na manutenção:
A mesma coisa.

c: Na época de reprodução/torneios:
O mesmo trato, mas carregamos mais nas frutas para as fêmeas com filhotes e proteínas com alimento vivo (tenébrio (larva), grilo, minhoca e bicho de laranja (larva)). Nós aqui usamos bicho de laranja e minhoca.

Nick: FAZ USO DE FERTILIZANTE PARA O PLANTEL?
CTG: Não. Nenhum tipo.

Nick: QUAL É A IDADE MÍNIMA PARA UM TRINCA GALAR E UMA FÊMEA CRIAR?
CTG: Em nossa opinião uma idade mínima boa é de uns 10 meses.

Nick: AINDA EXISTEM MUITOS MITOS A RESPEITO DA CRIAÇÃO DE TRINCA?
CTG: Acho que no momento um dos maiores mitos na criação de trinca ferro ainda ser o índice de mortalidade de filhotes.

Nick: COMO É FEITA A LIMPEZA DOS UTENSÍLIOS DO CRIADOURO?
CTG: Em relação aos cochos é deixado de molho de um dia para o outro em água e cândida, já as gaiolas, poleiros e ninhos também e depois é passada a vassoura de fogo para esterilização.

Nick: QUANDO UM TRINCA MACHO PEDE GALA FRENTE A OUTRO MACHO ISSO É BOM SINAL OU NÃO?
CTG: Não acredito que seja bom e nem ruim, apenas um mecanismo de defesa quando ele usa demonstrando não estar pronto para uma batalha.

Nick: QUAL O MELHOR MOMENTO PARA MOSTRAR FÊMEA PARA UM TRINCA NOVO?
CTG: Nós deixamos os filhotes a vontade sem fêmea e vamos observando seu comportamento com forme sua maturidade. E se vemos que não a uma evolução satisfatória aos poucos vai se fazendo a introdução de uma fêmea.

Nick: ONDE COMPRA OS GAIOLÕES PARA A REPRODUÇÃO DOS TRINCAS?
CTG: Nos fabricantes de gaiolas de ferro. Nós compramos as nossas nas gaiolas fênix. www.gaiolasfenix.com.br.

Nick: TEM TIDO ALGUMA DIFICULDADE COM O IBAMA: QUAIS?
CTG: Sim. E acredito que como todos. Os famosos anéis (anilhas). E a abertura de criatório comercial.

Nick: OS GALADORES DO CRIADOURO DISPUTAM TORNEIO OU GALAR ATRAPALHAR O 
DESEMPENHO NA RODA?
CTG: Sim. Alguns de nossos galadores galam e disputam torneios sim. Se atrapalhar ou não ao desempenho do pássaro em ambas as funções (galar e disputar torneios) é muito particular de cada pássaro só na pratica que vamos descobrindo.

Nick: QUEM É O MEDICO VETERINÁRIO DO CRIATÓRIO?
CTG: Nosso veterinário é o Sr. Edison Amorim de castro da cidade de Valinhos SP, que além de ser especializado em pássaros é criador comercial de pássaros ornamentais e silvestres. www.mundodospassaros.com.br.

Nick: FAZEM USO DE VERMÍFUGO OU ALGUM OUTRO REMÉDIO?
CTG: Sim se necessário vermífugo (diversos e variados) e baycox (para coccidiose).

Nick: COMO É FEITO O USO DE "AMA SECA"? E SÃO DE QUE ESPÉCIE?
CTG: Nós usamos ama seca no caso de alguma fêmea sem experiência (filhotas novas) ou quando uma fêmea da bobeira (abandona sua cria). E sempre de trinca ferro.

Nick: NO CASO DO TRINCA FERRO QUAIS SÃO AS DOENÇAS MAIS COMUNS E COMO EVITA-LAS?
CTG: Ao nosso conhecimento são verminose e coccidiose. Nós aqui procuramos preveni-las através de bastante higiene e do uso de grades que temos a cima dos fundos das gaiolas para que os animais não tenham contato com as fezes que são higienizadas uma a duas vezes por semana as deixando de molho com desinfetantes depois passando a vassoura de fogo (maçarico), e o mesmo é feito com os poleiros 1 vez por mês e as gaiolas 2 vezes ao ano. Pois a coccidiose só é eliminada através de alta temperatura.

Nick: QUANDO UMA FÊMEA NÃO DEIXA O TRINCA FERRO GALAR O QUE FAZER?
CTG: Nós tentamos outros galadores até que aceite algum deles. Se for filhotas novas vai se incentivando mostrando os machos frequentemente a elas e aguardando até que ela apronte (entre no ciclo de reprodução) para que aceite o macho.

Nick: EM QUE ESTAGIO DA CRIAÇÃO O CRIATÓRIO ESTA?
CTG: Esta na faze mais critica acredito eu, pois estamos numa faze em que as pessoas querem um resultado imediato dos filhotes em torneios. Pois acho isso um pouco prematuro, pois nosso filhote mais velho tem no máximo 3,5 anos de vida. Idade essa que acho que seja o seu inicia a introdução nas competições (roda, fibra). Pois necessitam assim de suas fazes de amadurecimento e manejo. Também acreditamos em uma criação em longo prazo para aprimoramento genético que só é possível com o tempo. Estamos numa faze em que estamos tirando os F2 (netos de determinados pássaros). Isso é apenas a nossa opinião e respeitamos a de todos.

Nick: USAM ALIMENTOS VIVOS PARA OS TRINCAS?
CTG: Sim. Bicho de laranja e minhoca.

Nick: QUANDO QUEREM ADQUIRIR UM TRINCA QUAIS CARACTERÍSTICAS BUSCAM NO MESMO?
CTG: Primeiramente se é um pássaro sadio. Se tem fibra, velocidade, se cantam na época certa dos trincas (agosto à dezembro) e se viajam para disputarem torneios com uma certa distancia e se possível saber se já galou e se enche ovo (fértil). Esses são os principais requisitos que nós (trincas da garoa) procuramos em um pássaro para competições.

Nick: COMO SÃO AS INSTALAÇÕES DO CRIADOURO E COMO AS DIVIDE?
CTG: As instalações do nosso criatório são constituídas de três ambientes (a, b, c).

a - Aonde se encontram as fêmeas para a criação.
b - Viveiros para soltarem os filhotes.
c - São duas salas conjugadas onde em uma delas ficam os filhotes e a outra onde ficam os machos (galadores e filhotes (machos) mais velhos).

Nick: COMO É FEITO O ENCARTE DOS FILHOTES E QUAIS CANTOS ENCARTAM EM SEUS FILHOTES?
CTG: Nossos filhotes têm o aprendizado e encarte de cantos de nossos galadores e a de um canto de tio-boi e tal tio-boi que é oferecido através de um aparelho de som que passamos no dia a dia.
Encartando assim diversos tipos de cantos aleatórios.

Nick: A LUZ NO CRIADOURO É NATURAL OU ARTIFICIAL?
CTG: Usamos a luz natural e a artificial também (iluminação comum).

Nick: FAZEM A CONSANGUINIDADE NOS TRINCAS?
CTG: Sim. Fazemos sim, pois é através do mesmo que buscamos o aprimoramento genético.

Nick: QUE HORAS OS TRINCAS ACORDAM E DORMEM?
CTG: Normalmente de acordo com o que o dia amanhece e anoitece.

Nick: COMO É A PREPARAÇÃO DE SEUS TRINCAS NA SEMANA DO TORNEIO ATÉ POR O TRINCA NA RODA?
CTG: Geralmente os pássaros ficam em gaiolões de 03 metros. É oferecida a mesma alimentação do plantel e acrescentamos um pouco de alpiste, cartamo, etc... [banhos diário]. o pássaro tem que se exercitar como um atleta, se alimentar e descansar como tal. Os voos no gaiolão são de extrema importância, sol ajuda no momento de resistência e absorção de vitaminas, alimentos: é interessante fornecer em variedades maiores no dia anterior á competição, diminuir os voos no dia anterior, deixar o pássaro o mais tranquilo possível sem alterar seu ambiente.

Já no ambiente do torneio poupar o pássaro o máximo antes de pendurar na estaca, torcer para que esteja bem e cante bastante, que nenhum fator externo o atrapalhe, que tenha um marcador focado e honesto, se não for bem, domingo que vêm tem mais.

Nick: OS FILHOTES QUE NÃO SÃO TRATADOS MANUALMENTE FICAM ARISCOS? COMO AMASSA-LOS?
CTG: Nossos filhotes são sempre tratados pelas respectivas fêmeas e nunca manualmente. E em questão de mansos ou ariscos. Venho reparando que isso é muito particular de pássaro para pássaro, pois às vezes temos irmãos inteiros de ninho criados da mesma maneira em que um é muito manso e o outro arisco independente de sexo. quanto amansa-los vai do manejo e com sua maturidade.

Nick: HOJE QUANTOS TRINCAS COMPÕE O CRIADOURO?
CTG: o nosso criatório hoje acredito que é composto por uma cerca de uns 70 pássaros mais ou menos.

Nick: FABINHO VOCÊ HOJE É UM DOS DIRETORES DA COBRAP NA CACOTRIAZ, EM SUA OPINIÃO O QUE TEM QUE MELHORAR NO NACIONAL NO SENTIDO DE TORNEIOS PELO BRASIL?
CTG: Acredito que um dos fatores que atrapalham é o conflito de culturas. Em alguns estados a condução e regra sobre canto, (uma nota e complemento) são diferentes e assim encontramos dificuldades na condução e aplicação do regulamento da COBRAP, que infelizmente o expositor muitas vezes não o ler, e na hora do evento é criado um desconforto. Tamanhos de gaiolas, posição da fruta, quantidade de poleiros e etc..

Nick: TRINCA FERRO DE TORNEIO DEVE MORAR SOZINHO (O CASAL)?
CTG: Sim. Em nossa opinião o trinca ferro deve morar sozinho. Pois é um competidor e no seu dia a dia precisa de descanso para se recuperar das árduas disputas dos torneios.

Nick: VOCÊS USAM AÇÚCAR DE UVA NÉCTAR BEIJA-FLOR NO DIA DO TORNEIO OU NA VÉSPERA?
CTG: Não. Nós não damos nada aos nossos pássaros além de um bom trato durante o ano todo.

Nick: FAZEM EXAMES E QUANDO?
CTG: Sim. Exame de fezes de uma a duas vezes por ano.

Nick: INICIALMENTE QUANDO UM CRIADOR ADQUIRI UM TRINCA FERRO QUE NÃO TEM MEXIDA AINDA QUAL SERIA A MELHOR FORMA DE INICIAR UMA MEXIDA?
CTG: Sempre preferimos começar do zero. Ou seja, sem fêmea nenhuma e depois se for necessário introduzir fêmea aos poucos, até ver se vai dar certo de alguma maneira. mas é uma batalha árdua e sem ter um caminho certo a seguir...

Nick: EM SE TRATADO EM GENÉTICA NA OPINIÃO DE VOCÊS QUAL É A MELHOR RAÇA DO BRASIL HOJE?
CTG: É muito difícil dar uma opinião, pois é particular isso, ainda mais quando se trata de trinca ferro que ainda esta engatinhando. Mas se formos ver no momento a genética que mais vem dando resultados é de "Japeri e labareda" que já se vem aprimorando sua genética há mais tempo.

Nick: VOCÊS USAM NINHO NA GAIOLA DO MACHO E/OU DA FÊMEA PARA APRONTA PARA A REPRODUÇÃO E/OU TORNEIO?
CTG: Só no criatório quando na época de criação q colocamos ninhos para as fêmeas começarem seu ciclo. em pássaros que são levados aos torneios não.

Nick: APÓS A MUDA DE PENAS QUAL É O MANEJO DE PREPARAÇÃO PARA O TORNEIO E QUANDO PUXAM NA RODA?
CTG: Para pássaros que são de roda nenhum preparo ao não ser um bom trato durante o ano todo. Só puxamos os pássaros uns 30 a 15 dias antes só (julho), e alguns mesmos que já conhecemos bem só ao começo do campeonato mesmo direto.

Nick; QUANTO AO EMPOLEIRAÇÃO COMO SABER QUAL É A MELHOR FORMA DE POR NA GAIOLA?
CTG: Isso é muito particular. Vai de cada pássaro cabe ao proprietário analisar com calma e ver a qual seu pássaro se adapta melhor.

Nick: ESTAMOS NO MEIO DA TEMPORADA A FÊMEA DO MEU TRINCA FERRO ENTROU NA MUDA O QUE FAZER?
CTG: Torcer para que ele não sinta que ela já não esta mais naquele período de reprodução que é o que os estimulam e tentar seguir em frente.

Nick: FALTAM 02 SEMANAS PARA TERMINAR A TEMPORADA DE TORNEIOS DE MINHA CIDADE, MAS... MEU TRINCA FERRO COMEÇOU A MUDAR O QUE FAZER?
CTG: Mais uma vez terá que torcer amigo, para que seu pássaro vá com o resto do que lhe sobra de energia até o fim. Pois muitos falam em remédios para isso ou para aquilo, mas nós (opinião nossa) somos totalmente contra. Pois além de tudo somos criadores e preservamos a integração do pássaro em primeiro lugar.

Nick: QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A CRUZA DE TRINCA FERRO COM TEMPERA VIOLA VALE A PENA INVESTIR NESSA CRUZA?
CTG: Nós aqui fizemos essas cruzas de mestiço de tempera viola com trinca ferro verdadeiro, nas fêmeas de trinca ferro e vimos que sai de tudo. uns muitos velocistas e sem fibra, outros já não tão velozes, mas com uma fibra monstruosa e outros já que nem uma coisa nem outra.

Então acho que é um trabalho á longo prazo ainda maior do que os trincas, pois além de ter que conseguir unir todas as qualidades em que nos buscamos em trincas ainda temos que nos preocupar em eliminar todas as características não desejadas dos tempera violas (mancha alaranjada na garganta, e o canto não desejado).

Nick: JÁ USARAM OU USAM TRINCA FERRO COM MENOS FIBRA PARA ESQUENTA OS DE TORNEIO?
CTG: Não. Nos trincas não usamos os famosos "chias"

Nick: UMA FÊMEA QUENTE EM CASA ATRAPALHA A MUDA DE UM TRINCA?
CTG: Nós não gostamos de deixar os nossos trincas mudar no mesmo ambiente q as fêmeas não. Pois achamos que para fazer á muda de um trinca ferro ele só quer sossego. Ou seja, em nossa opinião atrapalha sim.

Nick: JÁ INDUZIU UM TRINCA FERRO FAZER A MUDA? DE QUE FORMA?
CTG: Sim. Mas há muito tempo atrás. Coloca-se em uma gaiola menor do que o voador de costume e deixa-lo o mais tranquilo possível no seu canto e se mesmo assim ele não quiser mudar. ai tento encapa-lo e deixa-lo em um local não tão claro.

Nick: UM TRINCA FERRO QUE FAZ MUDA DURANTE A TEMPORADA DE TORNEIOS TEM COMO "AJUSTAR" O SEU PERÍODO DE CANTO AO PERÍODO DE TORNEIOS?
CTG: Se essa muda ocorrer devido a mudança de alimentação ou alteração de manejo acreditamos que sim. Entre tanto se for comportamento fisiológico do pássaro nunca vi ninguém realizar com sucesso.

Nick: QUANDO VIAJAM PARA OUTRO ESTADO ALUGAM UM QUARTO NO HOTEL SÓ PARA O TRINCA FERRO?
CTG: Sim. Pois à hora q escurece ele tem q estar pronto para dormir e descansar sem ser incomodado, pois terá uma árdua batalha no dia seguinte e tem que estar o máximo descansado possível e com o entra e sai de nós (proprietários e ou puxadores) nos quartos durante a noite o incomodaria.

Nick: QUEM FAZ AS PLACAS E AS GAIOLAS PARA VOCÊS?
CTG: Temos alguns amigos como: Jefinho do Osvaldo placas (muito atencioso e responsável com seus compromissos) que nós o recomendamos, o Augusto do araplacas (que esta fazendo os crachás para o criatório), tem o Junior do RJ também e o Mineiro das plaquinhas de SP. E as gaiolas nós fazemos com o nosso amigo Hernesto de Caraguatatuba/SP.

Pra finalizar vamos fazer um pequeno quiz:

Nick: UM SONHO:
CTG: Termos grandes filhotes de trinca ferro espalhados por este Brasil a fora torneios e sendo reconhecidos e respeitados por todas essas pessoas q ainda não acreditam em bons frutos da criação em ambiente doméstico.

Nick: UMA DECEPÇÃO:
CTG: Alguns seres humanos do nosso meio.

Nick: TEM SAUDADES DE:
CTG: Um de nossos primeiros galadores o trinca ferro "absurdo".

Nick: UMA ALEGRIA:
CTG: Sermos três sócios e grandes amigos como somos.

Nick: CRIAR TF PRA VOCÊ É:
CTG: Um sonho sendo realizado.

Nick: UMA META:
CTG: Um filhote de nossa criação ganhando um campeonato de peso.

Nick: TORNEIO MAIS DIFÍCIL QUE GANHOU:
CTG: Foi um torneio no ano de 2010 na cidade de Jundiaí. Foi um torneio disputando o campeonato brasileiro com o fantástico onde tinham mais de 215 gaiolas e que ele deu 257 cantos e ganhou a roda.

Nick: FAMÍLIA:
CTG: A base de tudo.

Nick: AMIGOS:
CTG: Uma necessidade na vida.

Nick: DEUS:
CTG: É tudo em nossas vidas.

Nick: QUAL MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR A TODOS OS AMIGOS DO GRUPO TRINCA FERRO:
MANEJO E ARTE DA CRIAÇÃO.
CTG: Bem gostaríamos de parabenizar a todos deste belo grupo, agradecer a você Nick pela oportunidade e parabenizá-lo pelo trabalho agora aqui no facebook.

Esperamos que tenham gostado, queremos ainda agradecer a todos os clientes/amigos por confiar e acreditar em nosso trabalho, nosso objetivo e cada vez mais oferecer trinca-ferro de genética com fibra e velocidade cada vez mais precoce. É nisso que acreditamos e é esse nosso objetivo.

Desejamos a todos uma ótima temporada com muito sucesso seja na criação ou nos torneios Brasil a fora.

Excelente entrevista do Nick Mozer.



Fonte: http://www.aobc.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=2336:entrevista-feita-pelo-nick-ao-criatorio-trincas-da-garoa&catid=37:noticias&Itemid=18

Tags relacionadas: Entrevista, Nick Mozer, Criatório, Trincas, Garoa, SP




Envie seu comentário








Código de confirmação
  • bom dia amigo,Eu tenho casal de trinca ferro, todas vezes que nasci uma ninhada, de filhote eles morrem.Com cerca de 5 ou ate 20 dais, de vida. Eu vejo que os filhotes param de come, eles morrem com o papo vaziou.E eu forneco lavas de tenébrio, e frutas.E também dou vitagoud.

  • ola amigo tenho um problema meus trinca ferro morreram quando foram fazer a primeira muda o que fasso este ano pra isto nao se repetir

  • Boa, tarde,tem trinca filhote desta temporada para venda procuro passaro para canto.

  • parabens pela entrevista ,muito proveitosa para agente que amamos essa bela ave ,eu mesmo crior trinca a mas de 20anos pra canto agora estou querendo reproduzir em cativeiro ,mas estou,achando muito caro um filhote de fibrar,eu acredito,que para encentiva a criacao desce belo passaro .ter preco melh

  • esta entrevista foi importante para mim.estou começano uma pequena criaçao tf

  • como comprar um e filhote e qual opreço?

  • Gostei muito dessa entrevista, gostaria de criar mas nao sei oor inde cimecar. Gosto de tudo dentro da lei! Poderia me indicar um criadouro na minha regiao?

  • Tenho um trinca rápido e de fibra mas não acerto a mexida . canta pouco na roda não se concentra na roda. pode ser a fêmea ? ele canta o tempo todo que está na fêmea, e quando sai trava. obg e sucesso para vcs

  • Gostaria de saber a hora certa de retirar o filhote de trinca-f da mãe, espero 45 dias, pois a fêmea já estar pronta?

  • Gostei mt da matéria, venho tentando criar trincas desde 2010 e num tive nem um sucesso...... parabéns pelas belas realizações conquistadas por vcs..... espero adquirir um casal de trinca do criatório de de vcs .....

  • Antes de tudo quero parabenizar a aos amigos pelo trabalho realizado. Eu estou tentando ter o privilégio de contemplar um nascimento de um filhote de TF aqui em minha residencia. Sempre que a fêmea pede gala ........é falsa. rsrsrsrs. Deixo ela ver ou não o macho? Os machos estão cantando muito.

  • MEU GOSTEI MUITO DESSAS DICAS, PARABENS POR ESSE TRABALHO TAMBEM SOU APAIXONADO POR TRINCA-FERRO MAIS NÃO CONSIGO TIRAR FILHOTES NAO TO CONSEGUINDO MANUSEAR... ESTOU TENTATNDO ATE QUANDO NÃO SEI... VALEU PARABENS POR TUDO

  • GOSTARIA DE AGRADECER IMENSAMENTE OS AMIGOS DO CENTRAL DOS RESULTADOS E PARABENIZA-LOS POR ESSE SITE MARAVILHOSO UM DOS MELHORES DO BRASIL!!! OBRIGADO BENINO E ROGÉRIO PELAS PALAVRAS SÃO PESSOAS COMO VOCÊS QUE ME DÃO INCENTIVO PARA CONTINUAR AJUDANDO DE ALGUMA FORMA NOSSA CLASSE!!! ABRAÇOS

  • Parabéns são pessoas como vocês q faz aumentar ainda mais a nossa vontade de criar trincas, obrigado e boa sorte...

  • Parabens ao Nick por mais este trabalho muito bem realizado, conheço a sua tragetoria e sei o quanto tem contribuido para o bom desenvolvimento do nosso seguimento, sendo assim só tenho que agradecer por sua perceverança amigo. Continua com Deus.