Notícias

Qual o melhor Coleiro e Trinca-ferro que você já viu ?

1º artigo da série do nosso amigo passarinheiro Marlon Faria

Em 29/10/2012 às 21h36

Versão para impressão
Enviar por e-mail

Em 2012 faz 38 anos que participo de Torneios de Canto e Fibra, principalmente com coleiros. Não querendo me vangloriar e sem citar nomes de pássaros, tive oportunidade neste longo tempo de criador revelar grandes campeões regionais, estaduais e nacionais. Talvez seja esta minha grande paixão: revelar campeões.

Diante da pergunta e insistência que alguns amigos me fizeram, resolvi escrever alguns artigos, falando mais sobre o assunto.

Primeiramente queria explicar os critérios que tenho para definir a qualidade de um pássaro de torneio. Este será o primeiro Artigo sobre o tema e irei detalhar mais, cada um dos Critérios em próximos artigos.

1. FIBRA
- Apesar de chamarmos o Torneio de canto e fibra, a maioria dos grandes Campeões de velocidade demostraram ter pouca ou quase nenhuma fibra. Minha grande questão é o que realmente poderemos chamar de FIBRA????

2. FACILIDADE DE MANEJO
- Forma de trato do animal, ou mais comumente chamada no meio dos passarinheiros de "mexida". Com certeza este é para mim o principal critério para definir o melhor coleiro e serve para outros tipos de pássaros de torneio de Canto e Fibra. Chego a afirmar que na criação de pássaros de torneio a tão famosa "mexida" é 50% do pássaro (ou até mais de 50%). Conheci excelentes campeões que quando trocaram de Criadores se tornaram comuns. Neste aspecto temos que considerar que muitos "Criadores" não possuem as artimanhas e tempo suficiente para atender todas as necessidades dos pássaros e neste critério pequenas e às vezes insignificantes (para alguns) sutilezas fazem imensa diferença.

No critério da Facilidade do Manejo incluo também as viagens, aves resistentes ao transporte e que não perdem qualidade quando são transportadas para torneios fora da sua região de domicílio. Nestes novos tempos de torneios nacionais, regionais e etc. torna-se fundamental esta qualidade e neste quesito a forma de transportar, cuidados específicos e sutilezas fazem a diferença.

Sendo assim, este critério em minha modesta opinião é o mais importante, pois uma ave que foi campeã com diversos donos diferentes e com manejos diferentes torna-se de muito mais "valiosa". Um criador iniciante deve prestar muita atenção neste detalhe.

3. PRONTIDÃO NA TEMPORADA
- Quanto tempo um pássaro permanece disponível, pronto para disputa, desde o início da temporada de torneio até o final? Quando aparece uma ave novidade no fim da temporada ou no início, a primeira pergunta que um avaliador criterioso deve fazer é quando ela "apronta" e quando termina sua fase de prontidão? Sei que muitos irão argumentar que o tratamento e alimentação influem muito nesta questão. Mas posso afirmar com absoluta certeza que esta prontidão é característica particular de cada ave. Posso citar dezenas de exemplos e nomes de pássaros famosos se quiserem mais argumentos que comprovam esta tese. Sendo assim um Criador quando forem adquirir "novidades" por valores absurdos, pensem neste critério.

4. NÚMERO DE TEMPORADAS CONSTANTES
- Este talvez seja um critério pouco considerado nas avaliações, mas muito importante, pois um pássaro que vem mantendo pelo menos 3 temporadas com desempenho, tem de ser melhor avaliado que as famosas "novidades" e muitas das vezes este fato é esquecido. Quantos e quantos coleiros de 200 cantos  mantiveram apenas um ou dois torneios poderemos enumerar. Pense nisto, vou prolongar esta discussão em próximo artigo.

5. MÉDIA DE CANTO NA TEMPORADA
- Faz muito tempo venho defendendo que se voltasse a definir os campeonatos pela quantidade de cantos acumuladas no final da temporada e não por pontos. Finalmente algumas Federações voltaram a avaliar os campeões como eram os campeonatos da década de 70. Este critério reforça ainda mais os critérios citados acima. Pensem no que vale mais? Um velocista médio de 170 cantos constantes ou um super Velocista de 250 cantos que te deixa frustrado a cada 3 semanas. Você pode ficar feliz aparecendo de herói nos fóruns da internet neste fim de semana e passar outras 3 semanas dando explicações dos detalhes que deram errado. Quando encontramos um super velocista e constante, nos deparamos com os Mitos da nossa paixão: Trinca ferro: FLIPPER, coleiros como: Popó, Fim do Mundo, Catatau (década de 70) e muitos outros. Mas que como poderão ver nos próximos artigos, em que analisaremos detalhadamente, que mesmos estes Mitos, tiveram problemas para atender os meus 5 critérios de avaliação. 

=============================================================

Nos próximos artigos irei explicar mais detalhadamente com exemplos, cada um dos 5 critérios. Somente assim, iremos entender esta imensa Paixão que os Torneios de canto e fibra, despertam em multidões de Criadores, mas que a metade do resultado está no PÁSSARO e a outra metade no "PASSARINHEIRO". No final iremos entender que na Minha avaliação do melhor campeão é quando a parte que cabe ao "PASSARINHEIRO" vai ficando cada vez menor e a qualidade do PÁSSARO ultrapassa as artimanhas do manejo.

Ao seu dispor.

Para ver o segundo artigo da série "Qual o melhor Coleiro e Trinca-ferro que você já viu ?" (CLIQUE AQUI)



Tags relacionadas: qualidade,pássaro,torneio




Envie seu comentário








Código de confirmação
  • Muito bem escrito as artimanhas de torneio. Mexo com bicudos e uso o mesmo critério de analisar um pássaro. Quem não tem paciência sempre quebra a cara e o bolso.

  • Também fiquei muito interessado no 3º capitulo sobre "mexida", parabéns pelo artigo considero o melhor sobre o gênero que já li na internet!!

  • boa noite. estou muito entusiasmado com este artigo, vou procurar tirar o melhor proveito para somar aos meus poucos; ou quase que nenhum conhecimento no manejo de uma nova faze de minha vida com os coleiros ou como e chamado em são paulo (coleiras).

  • Gostária de saber do terceiro artigo a mexida- achei muito interessante. Obrigado.

  • ai marlon gostei das dicas valeuuuuuuu;;;;;

  • eu tenho um coleiro muito rapido, mais muito rapido mesmo ele da uns 40 45 por minuto e quando boto na cabeça ele não é nem a metade do que canta oque devo fazer passear com o bicho

  • Muito bem professor parabéns pela aula. Gostaria de aproveitar o ensejo e apresentar meu coleiro, tem muita regularidade e é novo, a primeira puxada foi 19/05/2013, finalizou com 180 cantos, praticamente nos 10 minutos, passa 25 cantos na roda por minuto. Da uma olhada. www.youtube.com/watch?v=A0Yr2_zjg4Y

  • Concordo com o amigo Marlon Faria, nos cinco critérios para se considerar um pássaro acima dos outros, minha paixão são os coleiros, mas admiro muito os trincas. Os que eu vi e considero acima da media são Fogo Selvagem, Ar-15, Caveirinha, Fim do Mundo, Trincas Animal, Flipper não acompanhei outros

  • Gostaria de aprender o manejo de Trinca com fêmea. Grato.

  • Corretissimo comentario! Dependemos de muita sorte para conseguir acertar.

  • Um belo artigo!!!!! Para mim o melhor Trinca-ferro é o Zandonaide é o trinca mais completo....

  • Poxa vida meu amigo + uma vez você dando aula de conhecimento sobre os pássaros. E por isso que sempre te falo, você e uma pessoa muito experiente no quesito pássaros e tenho muito a aprender com você. Tem firmeza nas palavras e sabe oque diz. Tenho sorte em ter uma pessoa como você sendo meu amigo.

  • Nunca vi nenhum igual ao Roberto Carlos meu laranjeira. Você era pequeno mas deve lembrar. Um abraço do Sul irmão.

  • Pra mim o melhor que tem alguns seguidos é o Fogo Selvagem por tudo que ele fez, vários campeonatos media de canto super alta.

  • Muito certa sua opnião ..... nota 10!

  • Muito bom artigo, principalmente na colocação de sutileza na mexida. Fico impressionado como as pessoas deixam a psicologia de lado e apostam na conversão da ração em cantos! Parabéns!