Notícias

A melhor mexida para seu Trinca-ferro ter o melhor desempenho.

Confira dicas e tire suas dúvidas aqui na Central dos Resultados

Em 07/08/2016 às 00h06

Versão para impressão
Enviar por e-mail

Com o início da temporada 2016/17 recebemos muitas perguntas sobre a melhor "mexida" para o Trinca ter o melhor desempenho nos torneios.



Algumas peguntas frequentes:
- Colocar vendo a fêmea?
- Colocar só no piado?
- Colocar logo no início?
- Colocar só mais tarde?

Pensando em ajudar da melhor forma nossos amigos passarinheiros, a Central dos Resultados recorreu a um dos mais experiente criador e tarimbado em manejo de pássaros em torneios, nosso amigo Marlon Faria, confira o que ele diz:

O mais importante é conhecer o seu pássaro, respeitando as suas aptidões e principalmente entendendo como esta ave se comporta na natureza.

Na sua grande maioria os trinca ferros iniciam seu acasalamento apenas no início de setembro, pois as fêmeas aprontam apenas quando a primavera surge trazendo abundancia de alimentos e "umidade" para o crescimento sadio dos seus filhotes. Em julho e agosto a maioria das fêmeas estão fugindo dos machos que já iniciaram a prontidão, procurando demarcar seus territórios e já estão cantando e até brigando pelas melhores áreas.

Com estes conhecimentos do comportamento na natureza, procure observar como se comporta seu trinca-ferro. Na gaiola o fartura de alimento e ambientes protegidos as fêmeas podem apresentar um comportamento diferente, aprontando para o acasalamento mais cedo que o natural. Mas o relógio biológico natural continua o mesmo.

O excesso de estimulo com fêmea nesta época pode acarretar diversos sintomas que o criador atencioso deve prestar muita atenção:

1.      O Trinca ferro fica "choco", trinando e "enfemando" com outros machos na roda. As vezes até cantando, mas amedrontado.

2.         Outros trincas cantando muito no início da roda, mas perdendo a prontidão e a velocidade na medida que o tempo passa. Este fenômeno ocorre frequentemente com quem puxa seu trinca ferro na sua cidade e ele canta bem, mas quando viaja e o criador leva a fêmea no carro e simples presença excessiva dela afeta o rendimento do trinca ferro, que inicia acelerado e vai perdendo a velocidade no final da roda.

A dose certa da quantidade de fêmea, tem de ser avaliada de acordo com cada trinca ferro, isto é um fato, mas peço que observem como a vida útil dos grandes trinca ferros velocistas a cada nova temporada que passa, vão ficando mais curtas.

Difícil ver um trinca ferro com excesso de fêmea durar mais de quatro temporadas. Os fenômenos velocistas aparecem e depois de 2 temporadas começam a declinar o desempenho nas rodas. Com o excesso e a facilidade de acesso às fêmeas antes da época adequada, os trinca ferros vão perdendo o interesse em manter e defender seu território, pois este é o instinto natural que faz os trinca ferros cantarem nos torneios. São animais que lutam e cantam ferozmente para defenderem suas áreas de alimentação e procriação. Na natureza até algumas fêmeas depois que aprontam e iniciam a ninhada tem este instinto de defesa.

Na minha experiência em torneios, recomendo sempre manter o que já está dando certo. Cronometre os tempos de exposição, distância da fêmea para o macho e alimentação. Procure manter na medida do possível a "mexida".

Na medida que a natureza na sua região, vá dando sinais que a primavera está chegando, vá gradativamente adaptando a exposição da fêmea com o macho. Se o seu trinca ferro é de muita fêmea, vá reduzindo gradativamente na medida que ele apronte naturalmente. Se o trinca é de pouca fêmea, inicie com pouca fêmea e vá regulando na medida que a temporada continua. Se for viajar não mude a "mexida". A repetição da rotina é fundamental para o crescimento natural do pássaro, na medida que a primavera vai se aproximando.

Observo constantemente trinca ferros que não conseguem repetir a performance quando viajam no mesmo carro com a fêmea, mesmo sem vê-la o pássaro sente a presença muito próxima e perde a rotina da mexida que tem na sua cidade. A culpa não é do trinca-ferro, mas da inexperiência do criador. Pode ser esta condição ou oura situação que o criador não consegue repetir nas viagens.

Com certeza existem os trinca ferros, fenômenos que são imunes a alteração das mexidas, mas na sua grande maioria, as alterações de temperatura, local de moradia, umidade e alimentação com certeza irá modificar a performance do seu trinca ferro, pois na natureza todas estas condições se modificam lenta e gradualmente.

Sendo assim, quando forem adquirir um trinca ferro para seu plantel de torneios, observe o local onde mora, luminosidade, ventilação, alimentação, distância que a fêmea mora do macho, pois tudo isto fará grande diferença se o trinca-ferro já estiver com a mexida acertada. A Repetição das condições é fundamental.

Espero poder ajudar.

Um abraço do amigo de sempre.

Marlon Faria


Então amigos passarinheiros, esse é fera, só dicas de primeira linha!!! Se ainda tiver alguma dúvida ou deseja entrar em contato com o amigo Marlon, deixe seu comentário aqui no site, logo abaixo:


Envie seu comentário








Código de confirmação
  • muito obrigado pelas dicas.gual sria seu trinca ferro favorito para seu plantel pra torneio.velocista e regular.feliz 2017 de muito sucesso

  • Boa tarde! Tenho um trinca ferro que puxo em roda,ganhei duas vezes com ele,mas não conseguir dar uma sequência. Ele entra muito bem na roda,classifica bem,mas depois ele diminui bastante! A mexida que eu ganhei com ele foi colocar duas horas de fêmea,aumentei a fêmea e não melhorou,faço o quê?

  • Bom dia, Marlon qual a dica para revelar bons pássaros de torneio? Quais filhotes selecionar para esse fim? Quais características observar? Em qual tempo testar? Sei que são muito particulares essas respostas, mas gostaria de saber o que vocês especialistas em torneios observam nessa seleção .

  • Adquiri um trinca a 1 ano , e agora comecei a leva-lo em alguns torneios , foi em 3 até agora e foi premiado nos 3 , ele é seco , não tem fêmea , porém está rendendo bem nos 10 minutos mas proporcionalmente cai nos 15 finais . e outra coisa briga muito desde a hora que chega na estaca até sair dela

  • Bom dia me explica como prepara um casal de trinca pata oacasalamento quais as vitaminas e quais osi horário quarto tempo fazer o preparo Att sem.Mais

  • Esta já é uma mexida complicada para todos os trincas. Para te orientar melhor preciso saber: O casal mora sozinho? Ele fica cantando para fêmea em casa? A fêmea é pronta? Procurar um forma de trava-lo no início com algo que o acalme no início e se solte na final.

  • Gilcimar Ferreira, continuando a dica: Somente depois que ele demonstrar muito interesse na comida, é que voce deve mexer na gaiola e tratar. Importante é que não tenha outro trinca cantando para ele. O pássaro precisa se sentir dono do ponto. Somente depois de um tempo, leve ele para disputar fora.

  • Gilcimar Ferreira , isto é bastante comum. Seu trinca parece ser manso mas ainda não esta completo. Minha dica é que deixe ele morar sozinho por um bom tempo. Quando for tratar dele, antes de pegar na gaiola , mostre de longe a fruta ou a larva. Deixe que ele fique muito interessado na comida.

  • Boa noite! tenho um TF sai da fêmea igual a um foguete porem dar uma media de 135 a 150 cantos mas tem potencial pra mais, ele e novo e comigo vai fazer 2 anos só que ele mora vendo a fêmea apenas uns 50 cm da gaiola uma da outra e vai assim ate o torneio oq posso testar pra mexer com ele??

  • boa noite.. caro amigo adorei as suas dicas agora queria que você, isso logico se possível me desse umas dicas....se puder me mandar um zap por que tentei digitar e não dar pra explicar o que esta acontecendo com o meu TF poderia fazer essa gentileza me chamar no zap (021)979-098-167

  • Boa Tarde! Adquirir um trinca que é muito complicado de mexer, corre do nada, se ficar fora do ponto dele no outro dia esta frio. Mas se pegar briga com outro canta o tempo todo, vc me aconselharia a mudar o ponto dele?

  • Serginho Murilo , amigo de alta qualidade. Agradeço.

  • Felipe Carlos , esta característica de troca de canto é própria do seu trinca, muito difícil de modificar. Normalmente ele troca de canto na intenção de intimidar o adversário e expulsa-lo do seu território. No mato é comum ver esta atitude.

  • José Augusto Morteira, atenção que se os pássaros estiverem acasalados de verdade, quem manda é a fêmea. Analise ou sua fêmea não esta pronta ou não se adaptaram Experimente ir trocando de fêmea. As vezes isto demora, tem de ir tentando e mudando de fêmea. Quem escolhe são os pássaros. Pense nisto

  • Claudson , este tipo de vício é muito difícil de corrigir. Normalmente o pássaro que biga com a anilha,esta estressado , com outros trincas morando na mesma casa ou com muita baderna.
    Difícil corrigir depois que ele se acostuma fazer isto. Recomendo que deixe o por um bom tempo isolado e acalmar.

  • Ótimo esclarecimento no que diz respeito aos nossos pássaros, partindo do nosso amigo Marlon Faria não poderia esperar por menos : grande passarinheiro; conhecedor das aves de torneios e um grande observador , em fim, fica aqui o meus agradecimentos ao amigo Marlon a quem devo meus conhecimentos.

  • Boa noite Marlon!
    Eu tenho um trinca aqui que adquiri agora ele tem um ritmo bom no dobrado,mais quando entra no curricutil ou no boi ele perde muito,oque você me aconselharia?

  • Boa Noite Amigo!Casei meu trinca esses dias e tiva q separar ele estava batendo na fêmea,estou achando que com isso ele trancou o canto,fiz isso umas 3 vezes deixando-os no revoador,como tenho que proceder daqui pra frente.agradeço de antemão sua orientação para procedimento.

  • Muito interessantes suas sugestões e fazem o maior sentido. Essas atitudes c aplicam tmb com os coleiros?

  • Queria saber como criar meu trinca ferro sem femea com garra e fibra pos ele ta na primeira muda quero abrender a ter um trinca makina

  • MUITO BACANA ESSES TIPO DE ATITUDE EM AJUDAR NOIS CRIADORES NO MANEJO NÃO SÓ DO TRINCA,COLEIRA COMO OUTROS PASSAROS .... PARABENS ... SUCESSOS

  • Meu trinca briga demais com a anilha perde muito tempo na hoda uqui eu faco.