Cerca de 30 técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) participam de curso para atender e cadastrar criadores amadores de passeriformes – popularmente chamados de passarinhos. O curso vai até sexta-feira (29), em Curitiba, e é promovido pelo IAP em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Para atender a Lei Complementar Federal nº 140/2011, o IAP passou a ser responsável pelo Sistema de Cadastro de Criador Amador de Passeiriformes Silvestres, que antes era atribuição do Ibama. Após a capacitação e algumas regulamentações ambientais, o IAP passará a atender mais de 17 mil criadores amadores com cerca de 175 mil pássaros em gaiolas no Estado.
"O treinamento serve para repassar as atribuições com o objetivo de atender os anseios que a sociedade exige", explicou o superintendente do Ibama no Paraná, Vinicius Freire. "A intenção é estar com tudo em ordem até o fim do primeiro semestre. Sabemos que a demanda será grande, pois desde 2012 os novos criadores não podem se cadastrar. Por isso, trabalhamos em conjunto com o Ibama para que o atendimento à população seja o melhor possível", afirmou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
MODALIDADES – Criadores amadores são aqueles que mantém em cativeiro pássaros de espécies nativas sem finalidade comercial e em escala limitada. Nesta modalidade não pode haver a comercialização dos animais, pois a atividade é considerada tráfico e, portanto, crime ambiental.
Para comercializar pássaros o interessado deverá solicitar o licenciamento ambiental no IAP na categoria de criador comercial de fauna silvestre.
Confira algums fotos do treinamento: