Criadores de pássaros estão reclamando do fechamento da sede do IBAMA, no início deste mês, em Araçatuba (SP).
O escritório, que atendia 93 municípios, funcionou durante 23 anos e tinha cerca de mil processos em andamento, que ficarão sob responsabilidade da unidade em São José do Rio Preto (SP). Segundo o IBAMA, o local fechou para readequações e contenção de despesas, e os serviços não serão prejudicados.
Assista a reportagem completa pelo link http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/bom-dia-cidade-rio-preto/v/criadores-de-passaros-reclamam-de-fechamento-da-sede-do-ibama-em-aracatuba/3238985/
Para o presidente da associação de criadores, Tadami Kawata, com o fim da unidade, a expectativa é que o atendimento fique lento por causa da quantidade de processos em um único escritório. "Esperamos que tenha um aumento significativo de funcionários para prestar serviço aos criadores", afirma.
O IBAMA esclarece que o fechamento do seu Escritório em Araçatuba não irá prejudicar o atendimento aos criadores amadoristas de passeriformes, uma vez que após a edição da Lei Complementar nº 140/2011, esta atribuição passou a ser de competência do estado.
Em nota, o IBAMA disse que vem atuando em colaboração com os estados por meio de Termo de Cooperação. As atividades de fauna estão sendo gradativamente assumidas pelos órgãos ambientais estaduais, efetivamente desde 2013. Portanto os cidadãos que necessitem dos serviços prestados pelo IBAMA não serão prejudicados nesse processo.