Brasília (25/09/2013) Durante verificação, ocorrida no dia 19 de setembro, para atender a uma denúncia de comercialização ilegal de animais silvestres nos municípios de Valença e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, os fiscais do IBAMA apreenderam 49 pássaros da fauna silvestre brasileira. A criação estava em desacordo com a Licença de Criação Amadora de Passeriformes da Fauna Silvestre Brasileira (SisPass) emitida pelo IBAMA.
Segundo os fiscais responsáveis pela ação, uma ave tinha o tarso (dedo traseiro da pata) quebrado, técnica usada para introduzir anilhas em animais adultos. Além disso, algumas aves estavam bastante agitadas, o que caracteriza que foram capturadas ilegalmente na natureza. Pássaros sem anilhas e com anilhas falsificadas também foram encontrados na casa do criador.
Além dos animais também foram apreendidos documentos, utensílios, e acessorios utilizados na criação de pássaros como anilhas, alicate e até uma espécie de gaiola usada como anilhador. O criador foi preso e teve a licença para a criação amadora de passeriformes suspensa. Os pássaros foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), para reabilitá-los e posteriormente devolvê-los à natureza.
Fernando Bruzzi
Ascom/IBAMA